
Carreira e Papeis
Quais são os papéis desempenhados?

Game Designer
O Design de games passa pelas várias fases de produção de um game, ou seja:
Pré-produção – cuida do desenvolvimento do design e regras de um jogo;
Produção – faz o design do próprio gameplay, da ambientação, da trama, e personagens.
Assim, como você pode perceber o game designer funciona como uma espécie de diretor de cinema, sendo desse profissional a visão sobre a qual se estrutura toda a parte artística e técnica, para corresponder à sua criatividade. Por isso, habilidades em arte, escrita e técnica, caminhando lado a lado, são necessárias em sua formação e experiência.

Roteirista
É uma subárea que faz parte do design de games.
Esse profissional, bem escasso no país, cria e pensa todo o pano de fundo e a trama de um jogo, sempre se esforçando por criar algo impactante, envolvente e com coerência, como um autor de novelas ou teatro. É preciso sempre ter um pé na interatividade, para que o jogador se sinta completamente inserido na experiência do jogo.
Apesar de o mercado no Brasil ser tímido, cerca de 80% dos profissionais formados pelo curso universitário são absorvidos antes de concluir o curso.

Produtor
Este é o profissional que supervisiona toda a produção de um jogo. Não é o tipo de colaborador que chame muita atenção para si, porque seu trabalho é mais “nos bastidores” do desenvolvimento de um projeto. Costumam ser subdivididos em duas categorias:
Produtor interno – colocam mais as mãos na massa efetivamente, precisando ter expertise em programação, design, arte, som e qualidade. Podem ser os gerentes designados para o projeto, que assegurarão que o desenvolvimento do game respeite prazos e orçamentos;
Produtor externo – seria uma espécie de “produtor executivo” e são empregados pela empresa produtora e/ou distribuidora do jogo. É quem irá fiscalizar os vários projetos da desenvolvedora, verificando e analisando o andamento de cada um deles.
No Brasil, a formação desse profissional pode ser em uma das seguintes áreas: Belas Artes, Design Gráfico e ainda seriam importantes algumas noções de Administração.

Designer de Áudio
Este é um outro profissional de suma importância dentro do universo de desenvolvimento de jogos. Vamos dar um exemplo: o que seria de franquias de sucesso do gênero FPS – First Person Shooter – sem o som vibrante das armas? E para um survival horror, como seria a experiência de imersão em um ambiente, sem os sons sinistros?
É disso que um designer de áudio cuida, sendo quem capta, manipula ou gera elementos de áudio. Muitas vezes, têm de trabalhar com peças musicais, ou sonoras, previamente gravadas e manipulá-las digitalmente.

Testador de Jogos
O protótipo do jogo está feito. Qual o passo seguinte? Entra em cena o testador de jogos ou game tester.
Este colaborador será o primeiro a testar, de fato, a jogabilidade do produto desenvolvido para verificar o quanto há de erros ou bugs e, ao fim, avalia criticamente o título, como um todo. Com essas informações, o jogo pode passar por uma nova etapa de desenvolvimento, para solucionar as falhas apontadas no teste.

Desenvolvedor Independente
Há também game designers, sobretudo no Brasil, que partem para fazer o desenvolvimento de jogos próprios, sem o apoio de grandes empresas do setor. Este é o processo de Desenvolvedores independentes, também conhecidos como “indies”.
São equipes pequenas, ou formadas por apenas uma pessoa, que irão fazer todas as partes relativas à elaboração de um projeto. Apps de celular têm contado, muito frequentemente, com esse tipo de desenvolvimento.

Profissional de Marketing
Este é o tipo de profissional que fará toda a promoção do jogo, após finalizado para comercialização. De uma estratégia de marketing bem planejada e executada dependerá o sucesso – ou fracasso – de vendas.
Muitas carreiras de gigantes da indústria dos jogos já foram totalmente transformadas – para o bem e para o mal – por conta de uma estratégia de marketing.