Os melhores programas para modelagem 3D

Atualizado: Jan 22

É fácil encontrar informações a respeito de cursos para o ensino do desenvolvimento de jogos em geral. Porém a grande maioria não informa exatamente quais programas são de fato importantes para trabalhar com games quando o assunto é arte digital.


Se você pretende ser um excelente profissional da indústria de jogos e, mais especificamente, entre os artistas digitais, você precisará dominar os softwares mais utilizados no mercado.


Por isso, neste post reunimos as ferramentas digitais mais relevantes que a indústria utiliza hoje em dia, organizadas por área e principais funções.

Autodesk Maya:

Ou simplesmente Maya, é um programa de modelagem 3D, animação e efeitos especiais desenvolvido pela Alias utilizado na indústria de cinema e de televisão, tal como no desenvolvimento de jogos de computador e de consoles.


O Maya surgiu de três outros softwares, o Wavefront Advanced Visualizer (na Califórnia), Thomson Digital Image (TDI) Explore (na França) e Alias Power Animator (no Canadá). A Alias Research foi fundada em 1984 e a Wavefront Technologies em 1985. Em 1994 a Wavefront comprou a TDI e em 1996 se uniu com a Alias incorporadas pela Silicon Graphics Inc (SGI) formando a Alias|Wavefront. Três anos depois o programa Maya foi lançado. Em 10 de Janeiro de 2007 a Autodesk adquiriu a Alias|Wavefront por US$197.000.000,00 e ampliou seu domínio sobre o mercado 3D.


O Maya tem sido usado para animar shows populares de televisão. É usado em combinação com o OLM para animar o desenho Pokémon, e tem sido usado para fazer segmentos em 3D como Digimon, Bomberman, Crash Bandicoot, Final Fantasy, e modelos de personagens em BETA cada episódios de Veggietales foi animada usando Maya. Agora, é usado para fazer a modelagem 3D no Télétoon e Piwi do TPS.


3ds Max:

3ds Max (anteriormente conhecido como 3D Studio Max) é um programa de modelagem tridimensional que permite renderização de imagens e animações. Sendo usado em produção de filmes de animação, criação de personagens de jogos em 3D, vinhetas e comerciais para TV, maquetes eletrônicas e na criação de qualquer mundo virtual.


Blender:

Blender, também conhecido como blender 3d, é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, e edição de vídeo. Está disponível sob a GNU GPL, versão 2 ou posterior. O Blender possui ainda partes licenciadas sob a Python Software Foundation License.


O programa é multiplataforma, estando portanto disponível para diversos sistemas operacionais. O Blender implementa ferramentas similares às de outros programas proprietários, que incluem avançadas ferramentas de simulação, tais como: dinâmica de corpo rígido, dinâmica de corpo macio e dinâmica de fluidos, ferramentas de modelagem baseadas em modificadores, ferramentas de animação de personagens, um sistema de composição baseado em “nós” de texturas, cenas e imagens, e um editor de imagem e vídeo, com suporte a pós-produção. Inclui suporte a Python como linguagem de script. Atualmente, suporta 36 idiomas, incluindo o português brasileiro.


MudBox:

Mudbox é uma ferramenta proprietária de escultura e pintura 3D baseada em computador. Atualmente desenvolvido pela Autodesk, o Mudbox foi criado pela Skymatter, fundado por Tibor Madjar, David Cardwell e Andrew Camenisch, ex-artistas da Weta Digital, onde foi usado pela primeira vez para produzir o remake de 2005 de Peter Jackson de King Kong. A principal aplicação do Mudbox é a escultura digital em alta resolução, pintura de textura e deslocamento e criação de mapa normal, embora também seja usado como uma ferramenta de design.


ZBrush:

O ZBrush um programa de computador comercial de modelagem digital tridimensional e texturização em alta resolução, criado pela empresa Pixologic, que usa tecnologia pixol que combina 2.5D e 3D, usado em produção de filmes e criação de personagens de jogos em 3D.


Criado inicialmente para fins ilustrativos, o ZBrush começa a chamar a atenção de desenvolvedores de games e animações tridimensionais. Utilizando a tecnologia pixol, que armazena luz, cor, material e informações detalhadas de todos os objetos na tela.


A principal diferença entre ZBrush e mais pacotes de modelagem tradicional é que ele se assemelha a criação de uma escultura. ZBrush é usado como uma ferramenta de escultura digital para criar modelos de alta resolução (até dez milhões de polígonos) para uso em filmes, jogos e animações.


Mari:

Criado para suprir uma necessidade do estúdio de criação do filme Avatar, Mari é considerado o mais importante software de texturização e pintura 3D. Cada vez mais a resolução dos filmes e jogos tem aumentado e consequentemente qualquer falha de polígono e textura pode comprometer toda a qualidade final.


Modo 3D:

O Modo 3D é um aplicativo que oferece a combinação das mais sofisticadas ferramentas de modelagem 3D, textura, pintura 3D, escultura, pré-visualização e render hyper-realista num único produto com acelerada curva de aprendizagem. Possui tecnologia multiplataforma (Mac e PC 32 e 64 bits) e é voltado a artistas e profissionais como diretores de arte, ilustradores, arquitetos, fotógrafos, designers, publicitários etc.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo